quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

NATAL


                                                                   NATAL


Sempre considerei que as melhores festas eram NATAL e SÃO JOÃO. Sem entender o por que eu me sentia extasiado.
Só que hoje  estou sentindo algo diferente, pois, só dei-me conta que estava no mês de dezembro em função de um anúncio na televisão. Então falei para minha esposa: tem algo errado. Este dezembro está diferente. Não sei se a falta de alegria é minha,  do meu momento, ou há um contexto até agora invisível. Prenúncios...?!
Então, ao encontrar-me com um vizinho do mesmo andar e expor-lhe o meu sentimento ele disse-me que não estranhava o que estava ocorrendo comigo, pois  estava a observar (coisa de português) que até no comércio, ele é da área de comestíveis e bebidas, a coisa não estava como antes. Não se observa a alegria de outrora. Dúvidas da existência de Deus, de Jesus Cristo, a distância do ser humano em relação ao próximo, as casas não estão iluminadas como no passado, acrescentou, podem estar influenciando quanto a esta perspectiva.  Entretanto, observo que continuo submisso à Santíssima Trindade, amando a minha esposa, meus filhos, considerando aqueles que estão ao meu derredor, nas devidas dimensões, enfim, por que a falta de encanto?
Ao sair de casa resolvi abordar o assunto com outros convivas de maneira a ver se somente eu estava com este sentimento tão incômodo, posto que já começara a imaginar se isto não seria coisa da idade em que determinados festejos não têm o mesmo  significado de antes! Fui surpreendido, pois alguns deles, de idades diferentes, também estavam com a mesma sensação e sem ter muito o que explicar.
Ora, dar e receber presentes são práticas naturais durante todo o ano, quando parabenizamos ou homenageamos alguém, quando aniversariamos, por que temos que fazê-lo no final de ano também?  Ah! A troca de presentes tem a ver com a comemoração do nascimento de Jesus. Ué,  por que só agora estou fazendo estes questionamentos? O que estaria se perdendo ao longo do tempo? Tá muito chato isto. Mas, não posso fazer de conta que nada está acontecendo!
Espero que seja algo passageiro e que eu possa vencer a imperceptível muralha que está afastando-me de algo que sempre vivi com muita intensidade.
Por oportuno, Feliz Natal e um Extraordinário Ano Novo para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário