terça-feira, 16 de outubro de 2012

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS X O MONGE E O EXECUTIVO


                                             
O livro "O Monge e o Executivo" continua sendo um dos mais lidos no mundo. Na época em que estava na acadêmia nos foi perguntado qual a relação das lições contidas no livro e curso de Gestão Estratégica de Pessoas, ao que dei a seguinte interpretação e que gostaria de dividir com vocês.
Orlando Fazio


                                                         O MONGE E O EXECUTIVO


Considerando que Gestão Estratégica de Pessoas visa a que Gestores encontrem meios para estimular os seus liderados a realizar as suas tarefas, a proporcionar-lhes um ambiente de trabalho saudável e um clima organizacional que os motive a permanecer nas suas empresas, o livro O Monge e o Executivo trata da matéria de maneira bem ilustrativa quando observadas lições do ex-executivo que se presta a tal missão, assim como dos personagens que fazem parte de todo o enredo.

O lance histórico de Lee Hoffman que, quando militar, não permitiu que oficiais e soldados japoneses fossem humilhados quando sob a sua guarda, fazendo com que eles fossem tratados com dignidade, mesmo indo de encontro às ordens dos seus superiores, já indicam o caráter daquele que seria responsável pelo treinamento dos voluntários a tornarem-se líderes dos seus subordinados em suas organizações.

O princípio básico da mensagem é: “Para liderar você deve servir”.

A humildade, valorizar o grupo, saber ouvir, que é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver, são comportamentos de suma importância, uma vez que os empregados passam boa parte do dia trabalhando e vivendo no ambiente criado pelo líder.

Destaca o livro a influência que o líder deve ter sobre os outros, que é a verdadeira liderança, a disponibilidade para todos e a enorme doação pessoal que é imprescindível no desempenho do seu papel, posto que as pessoas precisam trabalhar entusiasticamente para atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Autoridade, ao invés de poder, honestidade, confiabilidade, bom exemplo, cuidado, compromisso, bom ouvinte, conquistar a confiança das pessoas, tratar as pessoas com respeito, encorajar pessoas, atitude positiva e entusiástica, são a receita mágica pra que o gestor desempenhe a altura os seus desafios.

O livro aborda sobre características pessoais, comportamentos, atitudes, etc., que são temas focais para a Gestão Estratégica de Pessoas.

Enfatiza o autor sobre a necessidade do bom relacionamento, chamando a atenção de que “a chave da liderança é executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos”.

A empresa se mantém de resultados. Estes só acontecem quando os clientes estão satisfeitos com os seus produtos e/ou serviços, e isto só ocorre quando as pessoas que os produzem estão satisfeitas, razão pela qual o moral, a confiança, compromisso dos empregados têm que estar em alta, o que se detecta através do relacionamento.

Assim como reportado nos módulos de Gestão Estratégica de Pessoas, a leitura do livro indica que a satisfação do empregado está no tratamento digno e respeitoso, sentimento de participação e a capacidade de contribuir pra o sucesso da organização, sempre estão acima do dinheiro.

Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir aos clientes. “Para liderar você deve servir”.

Lições importantes como saber diferenciar necessidades de vontades têm destaque, pois diferentemente destas, as primeiras permitem o crescimento dos liderados, e esta é uma preocupação que deve estar latente nas mentes dos líderes.

Todas pessoas devem ser tratadas com respeito, seja no ambiente de trabalho, de casa, de lazer, etc..

A metáfora da jardinagem quanto à preparar o solo, plantar a semente, adubá-lo, regá-lo, livrá-la de pragas, para poder ver os frutos e flores crescerem, indicam bem o que deve ser feito com as pessoas, ou seja: criar situações adequadas para que o crescimento se dê. 

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